A concepção e a realização de exposições está no DNA da Mandacaru. Além de realizá-las, também foram tema do projeto de graduação e dissertação de mestrado de Bebel Abreu e criamos um curso sobre desenho e produção de exposições, que já teve diversas edições.

A Mandacaru trouxe para o Brasil o design preciso e poético do alemão Pierre Mendell e a delicadeza e otimismo do quadrinista argentino Liniers. Abrimos para o público a Caixa de Letras, que explica ao grande público a importância dos tipos ao nosso redor, e fizemos a primeira mostra individual do mestre da ilustração brasileira Benicio, com a presença do artista. Levamos para a Inglaterra um panorama do design nacional relacionado ao futebol e apresentamos para Alemanha e Suíça a simplicidade e sofisticação das colheres de bambu de Alvaro Abreu.

Mais recentemente, em conjunto com o Sesc SP, desenvolvemos a identidade visual da exposição coletiva Entre Bordas e fizemos a produção executiva da abrangente retrospectiva do artista multifacetado Lourenço Mutarelli. Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQ+ em 2019, promovemos duas iniciativas realizadas em conjunto com a Bebel Books: uma exposição e uma pintura mural do artista mexicano Carlos Radriguez.

Estes projetos ocuparam instituições como o Museu da Casa Brasileira, Museu da Língua Portuguesa, Caixa Cultural, Museu Nacional dos Correios, National Football Museum na Inglaterra, Gewerbemuseum em Winterthur Suíça, Museo Nacional de Arte Decorativo em Buenos Aires, diferentes unidades do Sesc SP, além de espaços particulares como a Editora Abril e Cartel 011 em SP e OÁ Galeria em Vitória.

A colaboração em projetos já existentes também é possível, e pode se dar em qualquer um dos aspectos: curadoria, identidade visual, expografia, produção, inscrição em leis de incentivo, serviço de arte-educação, programação paralela e comunicação.

Conheça algumas de nossas exposições:


MACANUDISMO

A exposição Macanudismo: quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers já percorreu quatro capitais brasileiras. O acervo das exposições tem mais de 650 obras originais entre tirinhas e outros trabalhos do quadrinista argentino Ricardo Liniers, além de uma generosa programação paralela gratuita com oficinas e palestras em todas as cidades que passou. 

Em 2012, a Caixa Cultural recebeu a exposição no Rio de Janeiro e em Recife. No ano seguinte, foi a vez do Museu Nacional dos Correios de Brasília receber a mostra. Em 2015, o Centro Cultural Correios São Paulo. Todas as cidades já somam um público de mais de 100 mil visitantes.

 

COLHERES DE BAMBU

As colheres do artista brasileiro Alvaro Abreu e imagens do fotógrafo alemão Hans Hansen já estiveram expostas em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira (fotos); na Galerie BraubachFive, em Frankfurt - Alemanha; no Gewerbemuseum, em Winterthur - Suíça; entre outros locais. Cada montagem conta com uma delicada seleção das colheres e projeto expográfico específico, de acordo com o local. Foram exibidas mais de 600 colheres em cada mostra, além das 20 fotografias de Hansen. A montagem mais recente aconteceu em 2019 na Casa Panamericana (SP), durante o evento Caminho Natural.

Engenheiro de formação, Alvaro Abreu sempre foi encantado pelo bambu. Em 1995 começou a produzir colheres, esculpindo-as com uma faquinha e outras ferramentas simples. A Mandacaru o acompanha desde as primeiras exposições no Museu Vale (ES), Museu da República e Sesc Copacabana (RJ). Conheça mais aqui.

 

ABRIDORES DE LETRAS de pernambuco

Esta exposição convida a uma imersão no universo dos pintores letristas populares pernambucanos, ainda pouco reconhecidos no cenário das artes visuais e design, e propõe um passeio pelos elementos estéticos a partir do trabalho cotidiano desses profissionais, suas fontes de inspiração, técnicas e materiais.

A partir de uma pesquisa em curso há 10 anos na Pós-Graduação em Design da UFPE, tem um acervo de +-1.000 fotos, o registro de 12 pintores letristas e mais de 50 peças originais. O material foi coletado, produzido e organizado por Fátima Finizola, designer gráfica e pesquisadora principal, Solange Coutinho, designer e orientadora de Finizola no Departamento de Design da UFPE, e Damião Santana, fotógrafo. A exposição pode incluir também vídeo, painéis didáticos, jogos, oficinas e mais.

A Mandacaru é responsável pela produção de duas edições desta exposição. No Sesc Campo Limpo, São Paulo, em 2016. E no Sesc Duque de Caixas, Rio de Janeiro, em 2023, quando atuamos durante todo o processo: desde a escrita do projeto no edital Sesc Pulsar à desmontagem.

 

CAIXA DE LETRAS

A exposição Caixa de Letras revela a importância das letras no cotidiano das pessoas, contribuindo para o entendimento desse universo. Dedicada à tipografia em suas mais diversas plataformas, a exposição, com curadoria do especialista Henrique Nardi, apresentou desde a anatomia das letras até a história de algumas das fontes tipográficas mais usadas no Brasil. Além de contar com atividades interativas e um serviço educativo que atendeu grande público. 

A mostra foi realizada pela primeira vez em 2011, na Caixa Cultural Brasília. Sua segunda edição ocorreu no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, 2015. Veja mais fotos aqui.

 

PIERRE MENDELL CARTAZES

O artista gráfico alemão Pierre Mendell é reconhecido pela simplicidade com que trata os temas complexos de seus cartazes, o que faz com que a compreensão de sua obra ultrapasse a barreira da língua. Seu trabalho já foi exposto nos EUA, diversos países da Europa, México, Brasil e Argentina. A Mandacaru foi responsável pelas mostras na CAIXA Cultural em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, na OÁ Galeria em Vitória, e pela edição no Museo Nacional de Arte Decorativo, em Buenos Aires.

O acervo de 60 cartazes criados para importantes instituições culturais alemãs divulgam: espetáculos de ópera e balé, exposições de fotografia e design, assim como propósitos humanitários e mensagens de igualdade e tolerância.

 

BRAZIL+FOOTBALL+DESIGN

Uma seleção de projetos sobre futebol de alguns dos maiores ilustradores e estúdios de design brasileiros. A mostra foi exibida no Museu do Futebol em Manchester, Inglaterra, na ocasião da Copa do Mundo de 2014, em cooperação com a Manchester Metropolitan University - School of Arts.

O acervo teve de cartazes a publicações, de tipografia a moda, de branding a animação. Os autores participantes foram: Casa Rex, Crama Design Estratégico, Dupla Design, Eduardo Denne, Estúdio Colletivo, Gustavo Duarte, Gustavo Piqueira, João Ferraz, Junião, Just in Type, Kako, Laboratório Secreto, Mariana Hardy, Mário Alberto, Marcelo Martinez, Maurício Pamplona, Modo Design, Orlando Pedroso, Oz Design, Pablo Carranza, Placar, Romulo Castilho, Ronaldo Fraga, Visorama e Yomar Augusto.

 

AS MULHERES DE BENICIO

A exposição reuniu mais de 60 originais de Benicio, mestre brasileiro da ilustração. Sua produção está no inconsciente dos brasileiros: ele é o autor de mais de 300 cartazes de filmes, como "Superfêmea" e "Dona Flor e seus dois maridos", além de inúmeros títulos de pornochanchadas, e mais de 3 mil capas de livros de bolso (ou os chamados pocketbooks), a exemplo da Série ZZ7 e FBI, da extinta Editora Monterrey.  

O artista também fez carreira na publicidade – ilustrou anúncios para marcas como Coca-Cola, Esso e Banco do Brasil – e no mercado editorial: seu trabalho já apareceu em capas e matérias das maiores revistas brasileiras.

A Mandacaru já realizou sua exposição no Cartel 011 e na Editora Abril, em São Paulo; no Museu Murillo La Greca, no Recife; e na OÁ Galeria, em Vitória.

 

O JARDIM

O artista mexicano Carlos Radriguez esteve pela primeira vez no Brasil em junho de 2019, para celebrar o mês do Orgulho LGBTQ+. Foram duas as iniciativas realizadas em São Paulo pela Mandacaru em conjunto com a Bebel Books: uma exposição e uma pintura mural.

A exposição O Jardim aconteceu no Cartel 011, em São Paulo, e contou com 10 quadros pintados a óleo, numa releitura tropical do Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymus Bosch. O artista criou ainda uma serigrafia no tema, e esteve presente na abertura autografando o livro da mostra. Já a fachada Frondosa coloriu e alegrou a loja El Cabriton, esquina da rua Augusta com a Jaú, e foi pintada na véspera da Parada LGBTQ+.

 

ENTRE BORDAS – SONS QUE ESCAPAM

Exposição em homenagem ao músico e performer John Cage reuniu obras dos artistas Paulo Nenflídio, Sandra Cinto, Thomaz Rosa, Renan Marcondes e Bruno Kurru, que tratam da sutileza sonora, da quietude e do poder enunciativo do que é o som em potencial. Realizada de agosto a novembro de 2020, na Galeria do Sesc Santo André (SP) e também no youtube (assista à abertura). Produção e identidade visual da Mandacaru, curadoria de Paula Braga, expografia e projeto de arquitetura de Tatiana Durigan.

O Sesc esteve parcialmente fechado durante parte do período, a visitação ocorreu mediante agendamento. Para o contexto virtual, foi criado um "View Room", produzido por Gabriel Villas-Boas, e também um curso online de 4 módulos com o artista Paulo Nenflídio.

 

MEU NOME ERA LOURENÇO

O multiartista Lourenço Mutarelli transita entre as artes visuais, cênicas, cinema e literatura. Apresentamos, então, um panorama sobre as diferentes facetas de seu trabalho artístico. Demos voz ao seu processo criativo, esboçando aspectos práticos, estéticos, conceituais e afetivos da criação.

Foram expostas dezenas de desenhos originais, pinturas, colagens, trechos de filmes, roteiros, áudios, livros e uma coleção incrível de máscaras esculpidas por Joaquim Almeida e pintadas por Mutarelli, criadas especialmente para a exposição. Produção executiva da Mandacaru, com curadoria de Manu Maltez, identidade visual de Luciana Facchini e arquitetura e expografia de José Silveira. Em cartaz de novembro de 2018 a fevereiro de 2019 no Sesc Pompéia (SP).

 

DE MÃO EM MÃO

Montamos a exposição de Gleice Bueno, uma mostra fotográfica sobre o fazer artesanal. Em suas imagens, Bueno evidencia as mãos que trabalham, criam formas e contam histórias. A Mandacaru fez a expografia, identidade visual e produção, com montagem de Albertin/Oficina de Artes.

Foi uma colaboração pontual em um espaço enorme: o Mercado Manual, loja-experiência dedicada à cultura feita à mão, na edição de novembro de 2018, no Morumbi Shopping, em São Paulo.