Cursos e oficinas são uma excelente ferramenta para estimular a criatividade, buscar inspiração, trocar com outras pessoas e aprender novos conhecimentos e técnicas. A Mandacaru ministra e organiza atividades que podem ser propostas por nós ou adaptadas de acordo com a sua demanda.

As temáticas publicações independentes, ilustração, caligrafia, como fazer colheres de bambu e como montar exposições são algumas das que já produzimos, tanto como atividades independentes ou como parte de programações mais complexas, como exposições e festivais. Realizamos oficinas no Brasil e na Europa, em instituições como unidades do Sesc São Paulo, unidades da Caixa Cultural e do Centro Cultural Correios pelo Brasil afora, o Museu da Casa Brasileira, a escola de design Intuit Lab em Paris, o Museu de Desenho Industrial de Winterthur, Suíça.

Quer trazer uma dessas programações para sua empresa, espaço e/ou evento? Deseja montar uma programação de cursos específica para a sua necessidade? Fale com a gente!


COMO CRIAR E MONTAR UMA EXPOSIÇÃO

O curso Expografia: como criar e montar uma exposição, ministrado por Bebel e Manaira Abreu, apresenta o processo de concepção, projeto e execução de exposições culturais, com ênfase nos aspectos de adequação arquitetônica, desenvolvimento de expografia, sinalização visual e montagem das obras.

O curso é dedicado a estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, cinema, artes visuais, design, e interessados em geral. Engloba três tipos de experiências, em 5 a 8 encontros: aulas expositivas onde são apresentados contextos e classificação das exposições; visita guiada a uma exposição na cidade; exercício coletivo onde os alunos têm a chance de experimentar a curadoria dentro de um acervo, criar uma narrativa, definição de suportes e soluções expositivas.

Já realizamos diferentes versões deste curso no Istituto Europeo di Design, na Casa Ideia Fixa e Sala Tatuí, Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, entre outros.

 

Videoaula introdução à Expografia

Com o apoio do #Proac2021, a arquiteta e produtora Bebel Abreu criou a videoaula de introdução à Expografia.
Está disponível no youtube
.

A aula apresenta os bastidores da atividade de realização de exposições, desde o processo de concepção, com ênfase nos aspectos de projeto arquitetônico, desenvolvimento da expografia enquanto linguagem narrativa, até a montagem das obras. Estes pontos são abordados usando como contexto exemplos de exposições culturais ocorridas nos grandes centros urbanos.

 

Videoaula O design gráfico nas exposições

Com apoio do #Proac2021, a designer Manaira Abreu criou a videoaula introdutória sobre a atuação de um designer gráfico num projeto de exposição. Está disponível no youtube.

Temas abordados: Criação da Identidade visual; Design expográfico em si, com linha do tempo, gráficos legendas, textos e outros recursos; Peças de divulgação e apoio; Desdobramentos da identidade visual e obras do acervo em objetos para a loja de presentes; Tipos e usos de materiais e suportes. Para exemplificar, Manaira Abreu apresenta diversas exposições  desenvolvidos junto com sua sócia Bebel Abreu na Mandacaru, além de outros projetos, dentro e fora do Brasil. Uma produção da Mandacaru, com apoio de Carlos Bonbonatte (captação e edição) e Broadcast Solutions (câmera).

 

desbloqueio criativo

Desenhaço – Desenhar é para todos! é uma oficina de facilitação de desenho, com Bebel Abreu e Ale Kalko. A atividade já foi realizada nas unidades do Sesc do Belenzinho, Santos e Campinas, além de ter composto a programação do Circuito Sesc de Artes 2019. Em 2022, instalamos a oficina no pátio da estação de metrô São Bento, SP, a convite do Sesc Florêncio de Abreu.

O público da oficina tem contato com 5 diferentes atividades de desenho ao longo de 4h. Trabalha-se a observação tradicional para produção de retrato; desenho de acidente (construção de figuras a partir de manchas aleatórias no papel); síntese dos elementos do dia a dia para criar ícones; e desenho de bichos a partir de formas geométricas.

 

COMO CRIAR COLHERES DE BAMBU

Num mundo cada vez mais digital, a valorização do trabalho manual é fundamenta. Na oficina Colheres de bambu, com Alvaro Abreu, os participantes compreenderão a potência que é realizar algo com as mãos. Com a palavra, o artista: "Na atividade falo sobre as dimensões básicas das peças e suas variações ilimitadas, comento as características estruturais do bambu, mostro as ferramentas que utilizo e o que se pode extrair de cada uma delas. e conto um pouco das histórias vividas".

Já foram realizadas edições no Museu da Casa Brasileira, no evento Caminho Natural (SP), na Caixa Cultural de Brasília e do Rio de Janeiro, no Sesc Copacabana, na Casa Panamericana (SP) e também em Viena (Áustria), Frankfurt e Munique (Alemanha) e em Winterthur (Suíça).

 

PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES

Todo ano, designers de todo o mundo são convidados a conduzir workshops de uma semana para alunos do 2º e 3º ano do curso de Design Gráfico da escola Intuit Lab em Paris.

Em 2021, Bebel Abreu ofereceu a oficina Publicações independentes, com o objetivo de criar um projeto editorial e desenhar fanzines com um mapa ilustrado da vizinhança do 15º arrondissement, distrito parisiense onde fica a escola. A oficina foi online, em inglês com pitadas de francês. Nas imagens ao lado, você vê algumas das publicações criadas pelos estudantes. Neste vídeo Bebel conta um pouco mais sobre o processo e resultados.

 

CALIGRAFIA E ILUSTRAÇÃO

Em razão da nossa admiração pelo universo da caligrafia e ilustração, já produzimos inúmeras oficinas com essa temática.

Em 2011 tivemos o Ciclo Mandacaru de Oficinas de Ilustração, nas unidades da Caixa Cultural em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro; e em 2012 o Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia, nas unidades de São Paulo, Salvador, Brasília e Fortaleza. 

Realizamos na OÁ Galeria, em Vitória, as oficinas de Caligrafia (com Andréa Branco), e Diário Gráfico (com Renato Alarcão); e a Oficina Desenho Grotesco com Eduardo Belga na IdeaFixa, em São Paulo.

 

Desdobrando o mapa

Ilustradores, arquitetos, artistas, geógrafos e demais interessados exploram o Largo da Batata com o objetivo de redefinir afetos na região que passou por muitas mudanças na última década, traduzindo-os em mapas.

A oficina e residência artística foi realizada no Sesc Pinheiros, que fica bem próximo ao Largo da Batata, como parte do festival festA! Ela foi liderada por Vânia Medeiros e Grace Helmer, com produção da Mandacaru e apoio do Sesc Pinheiros e do British Council Brasil, com participação do Elcaf (Festival de Artes e Quadrinhos do Leste de Londres), da Nobrow Press e da Bebel Books. 

O resultado da residência ficou registrado no zine Potato / Batata, à venda na Bebel Books.

 

Workshops para o What Design Can Do

Desenvolvemos diversos formatos e tipos de oficinas e treinamentos para o What Design Can Do no Brasil, são elas:

Oficinas de Pesquisa para o desenvolvimento do escopo local dos desafios de design Clean Energy Challenge e No Waste Challenge.

Oficinas de Formatação de Projeto como suporte para desenvolvimento de propostas para os desafios de design.

Oficinas de Treinamento, capacitando as pessoas para replicarem as oficinas de formatação de projeto.

Durante as conferências, criamos também diversas oficinas de criação em design, experimentação com diferentes técnicas e sensibilização para os temas trabalhados.