Para o público, as palestras, conferências e oficinas são lugares para atualização, compreensão de outros pontos de vista e formação de network. Para as empresas, estes eventos são excelentes lugares para associar conteúdos relevantes à sua marca.

Desde 2007, a Mandacaru vem produzindo eventos sobre diversos assuntos, especialmente em design gráfico e editorial. Destacamos o AGI Open e AGI Congress, eventos da mais importante associação de design gráfico do mundo; a X Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG; e a conferência internacional de tipografia ]tpc10[. Desde 2015, realizamos no Brasil as conferências e o Challenge do What Design Can Do, organização internacional sobre o impacto social e ambiental do design.

Temos produzido também para o setor público, como a Semana Nacional do Desenvolvimento Urbano Sustentável, para o Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ); e o Encontro Internacional de Inovação em Governo, para a Prefeitura de São Paulo.

Também produzimos eventos, feiras e projetos customizados para a iniciativa privada, como os seminários Tempest Talks; a Feira Gráfica no Sesc Santos; a projeção do BatSinal na avenida Paulista que celebrou os 80 anos do Batman; entre outros.

Atuamos nas diversas etapas da produção executiva, desde a visita técnica e suporte na escolha do local, programação, acompanhamento e logística de palestrantes, desenho e produção de palco, recebimento e teste das palestras, criação de identidade e sinalização visual do evento, contratação e gestão de fornecedores, mestre de cerimônias e apresentação à pós-produção com prestação de contas e relatório final.

Conheça abaixo algumas de nossas realizações.


Seminários e Conferências Presenciais e Online

ENCONTRO INTERNACIONAL
DE INOVAÇÃO EM GOVERNO

O Encontro Internacional de Inovação em Governo foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e aconteceu em agosto de 2019. A Praça das Artes e a Biblioteca Mário de Andrade abrigaram 700 pessoas em 3 dias de conexões, intercâmbios e construção de agendas estratégicas para inovação pública no Brasil. Participaram gestores públicos, lideranças políticas, e profissionais da sociedade civil.

A Mandacaru foi convocada a trocar a atmosfera corporativa característica de eventos governamentais por ambientes criativos e dinâmicos. Foi responsável pelo desenho de palco e sinalização visual, além da produção executiva e coordenação técnica do evento, que foi considerado um marco na nova maneira de utilização destes espaços. 

 

FESTIVAL ODS

O 1º Festival Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Agenda Pública em 2019, trouxe como lema  "Soluções viáveis para problemas complexos".

O evento ocupou o Auditório e as salas da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com debates, rodas de conversa, entrevistas e oficinas práticas.

Foram realizadas 6 oficinas e 5 atividades na plenária para 378 participantes presentes, além de atrações culturais como grafites ao vivo, facilitação poética e discotecagem.

A Mandacaru foi responsável pelo desenho de palco, sinalização visual, produção executiva e coordenação técnica do evento.

 

Semana Nacional dE Desenvolvimento Urbano Sustentável

Organizada pelo Ministério Brasileiro do Desenvolvimento Regional, pela Agência Alemã de Cooperação Internacional, GIZ na sigla em alemão, e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, a Semana DUS reuniu mais de 50 painelistas e centenas de tomadores de decisão, técnicos, urbanistas e pesquisadores de todo o Brasil e também Alemanha, Áustria e Argentina.

A Mandacaru foi responsável pela produção de todo o evento, incluindo a roteirização da extensa programação, estrutura técnica de transmissão, ensaios técnicos com painelistas, identidade visual e apresentação. Foram 21h de evento online trocando informações e experiências em prol de cidades melhores hoje e no futuro.

 

SEMINÁRIO PARA AÇÃO CLIMÁTICA

Em parceria com o Museu do Amanhã e representando o What Design Can Do no Brasil, a Mandacaru produziu o Seminário para Ação Climática em maio de 2021.

Em 2h de duração, se apresentaram 16 palestrantes nacionais e internacionais, com transmissão em português pelo youtube do Museu e em inglês pelo facebook do What Design Can Do Amsterdã, tradução simultânea nos dois idiomas e um público super interessado, que ficou trocando ideias e contatos pelo chat durante todo o evento. Aqui a gravação, no canal do Museu do Amanhã.

 

WHAT DESIGN CAN DO SÃO PAULO

Realizado desde 2011 em Amsterdã, o WDCD desembarcou em São Paulo em 2015, desde então produzimos conferências e premiações no Brasil.

As conferências, realizadas em 2015, 2016 e 2017, reuniram dezenas de palestrantes de diversas áreas de todo o mundo, para dias intensos de apresentações e sessões especiais. Designers, arquitetos, jornalistas, estilistas e chefs de cozinha trocam experiências criativas e discutem o papel do design em temas relevantes relacionados a sustentabilidade, questões urbanas, consciência cultural, refugiados e violência contra a mulher.

Produzimos também os prêmios Clean Energy Challenge em 2018 e No Waste Challenge em 2021, este último com a realização de dois seminários online em parceria com o Museu do Amanhã e a Câmara Holandesa do Comércio no Brasil. Veja mais aqui.

 

AGI OPEN

Um dos principais eventos internacionais de design, em 2014 o AGI Open aconteceu pela primeira vez em um país da América do Sul. Organizado pela AGI (Alliance Graphique Internationale) no Brasil em correalização com o Itaú Cultural e produção da Mandacaru, o evento aconteceu no Auditório Ibirapuera e apresentou, em dois dias de evento, palestras de mais de 20 designers gráficos de renome mundial.

Alguns dos palestrantes foram: o francês Michel Bouvet, o suíço Niklaus Troxler, o holandês Richard van der Laken, o alemão Henning Wagenbreth, o japonês Kenya Hara e o coreano Ahn Sang Soo; do Brasil, participaram Elaine Ramos e Guto Lacaz. Mais informações no site.

 

X BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO DA ADG

A Bienal Brasileira de Design Gráfico é realizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, organização que trabalha para o fortalecimento do setor no país e o aprimoramento ético da profissão. A cerimônia de premiação e a exposição da 10ª Bienal aconteceram em julho de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A Mandacaru trabalhou junto com o curador Bruno Porto para realizar a digitalização da primeira etapa do processo de inscrição, julgamento e exposição de projetos. Com isso, a Bienal ganhou agilidade, abrangência e relevância (pois ficou mais fácil convidar jurados internacionais), acolhimento (com mais projetos expostos, ainda que digitalmente), economia (com impressão e envio de materiais) e sustentabilidade (muito menos lixo). As melhorias implementadas em 2013 duram até hoje.

 

]TPC 10[

Em 2013 o projeto Tipocracia celebrou 10 anos com um encontro internacional de tipografia, o ]TPC 10[. Foram sete dias de workshops, palestras e debates sobre type design, história, caligrafia, letterpress, mercado, tendências e novas tecnologias.

A conferência, idealizada por Henrique Nardi e produzida pela Mandacaru, aconteceu de 21 a 23 de março (workshops de 19 a 25) em São Paulo. Alguns dos destaques do evento foram: Gabriel Martínez Meave, Nick Sherman, Peter Bil´ak, Helesbão e Haroldinho (Visorama) e Rubén Fontana.

 

TEMPEST TALKS

A Mandacaru foi convidada a realizar a produção de duas Tempest Talks São Paulo em junho e novembro de 2017, para a Tempest, empresa de segurança de informação. As conferências reuniram alguns dos principais players do mercado de cybersegurança para discutir assuntos diversos da área.

Ficamos responsáveis pela contratação e produção do espaço que acomodou confortavelmente os convidados, com suporte para café da manhã, pequenos lanches, buffet para almoço e estrutura audiovisual para as palestras e painel, com interação e networking entre os participantes.

 

Projetos Especiais

FESTA DO BALACOBACO na Casa do Povo

Mandacaru transformou os 4 andares da Casa do Povo, localizada num prédio modernista icônico do Bom Retiro, SP, para receber 450 convidados do evento beneficente anual. A verba arrecadada na no evento foi destinada à manutenção da Casa. Fizemos a produção executiva e comunicação do evento, lado-a-lado com a equipe da instituição. Coordenação geral e produção: Bebel Abreu; Direção de arte: Manaira Abreu; Assistente de arte: Patrick Guanaz; Produção: Camila Mazzini; Coordenação técnica: Tiago Carandina; Coordenação estúdios de foto: Lívia Aguiar, Vitoria Costa, Cesar, Mafê e Thiana; Cenografia: Bebel Abreu, Angela Potrich e Débora Trez Rolli. Bob Wolfenson e os fotógrafos incansáveis de seu estúdio fizeram quase 50 retratos (de mais de 200 retratados), em 3 estúdios profissionais montados na festa, usando acessórios festivos exclusivos de Alexia Hentsch, produzidos com as Empreendedoras Sin Fronteras e Maguy Etlin. Apresentações musicais com curadoria da Casa de Francisca, catering de Ariana Gazel Lenti, mobiliário da Galeria TEO e desenho de luz de Anna Turra. 
Muito orgulho em termos feito parte desse evento. 


Vida longa à Casa do Povo!

 

Cultura na Rua

Festival cultural promovido pelos Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin. A programação, gratuita, ocupou 5 espaços públicos em São Paulo: Centro Cultural Correios, Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa, Praça Victor Civita, Parque Villa-Lobos e Parque do Povo. De agosto a setembro a outubro de 2015, a Mandacaru produziu, para este projeto: a exposição Macanudismo, do argentino Liniers; a exposição Caixa de Letras, sobre tipografia, de Henrique Nardi; oficinas no âmbito da exposição de Liniers e oficinas de apreciação e jogos musicais; apresentações de música de orquestra; e seis sessões de três peças de teatro infantil.

 

BATMAN 80 ANOS

No dia 21 de setembro de 2019, São Paulo e mais 10 metrópoles ao redor do mundo receberam o BatSinal em comemoração aos 80 anos do Batman, realizada pela Warner Bros.

A projeção em grande formato do icônico emblema do homem morcego em São Paulo foi produzida pela Mandacaru, projetada no edifício LMB, do Itaú SA, na Avenida Paulista.

A via ficou repleta de fãs, inclusive um deles apareceu caracterizado de Batman para celebrar o aniversário do morcegão em grande estilo.

 

TODO MUNDO CONTRA AS BACTÉRIAS RESISTENTES

Um videogame gigante, de 960m², ocupou a fachada do edifício LMB, do Itaú SA, na Avenida Paulista em que os passantes eram desafiados a eliminar as bactérias no melhor estilo Pac-man, usando um tablet como joystick.

A ativação de marca criada pela CDN Comunicação para a farmacêutica Pfizer ocorreu em novembro de 2019.

Toda a produção de locação e infra-estrutura incluindo 6 mega projetores, foi realizada pela Mandacaru.

 

SAGACIDADE

A Mostra Sagacidade reuniu (virtualmente) artistas, pesquisadores e amantes da arte urbana de São Paulo. Co-produzimos a mostra junto com a Tela.TV, que também assina a direção de arte, no contexto da Virada Cultural de SP, entre 12 e 13 de dezembro de 2020.

Sob a curadoria de Alexandre Orion, apresentamos uma programação rica em arte, manifestos políticos e resistência na cidade. Foram 24h de mostra online, que contou com a exibição de 16 filmes nacionais e internacionais, entrevistas gravadas com grandes artistas da rua, 3 rodas de conversa ao vivo e um workshop de stencil.

O projeto teve patrocínio da Prefeitura de São Paulo e foi acolhido pelo CCSP. Conheça o projeto no site.

 

FEIRA GRÁFICA

A primeira feira de publicações do  Sesc Santos, a Feira Gráfica, aconteceu em outubro de 2019, como parte da programação #TecnologiasNegras. Típico projeto que Mandacaru ama fazer: desenvolvemos a curadoria da programação, a identidade visual, a cenografia, a montagem e a produção executiva da Feira, que se instalou no saguão do Sesc Santos durante três dias.

A programação foi muito rica, com oficinas, palestra, batalha de slam e a feira gráfica, com nove editoras/criadores independentes.

 

FEIRA CARTOGRÁFICA

A Feira Cartográfica foi uma das atividades do Festival FestA!, que celebrou os diversos aspectos das Cartografias e propôs tornar sensível o invisível.
A Feira foi realizada em 2019 no Sesc Pinheiros, com a participação de 8 editoras e autores convidados, com suas publicações sobre mapas, cartografias e territórios. Entre os expositores, recebemos o Elcaf, Festival de Artes e Quadrinhos do Leste de Londres, com apoio do British Council Brasil.

Durante a feira, foram realizados lançamentos, oficinas e ainda uma residência artística, que teve como resultado a publicação bilíngue Potato Batata, feita a muitas mãos. A Mandacaru foi responsável pela curadoria e produção.