O poder transformador do design
A Mandacaru é a sócia brasileira do What Design Can Do, uma plataforma internacional que reúne profissionais criativos de todo o mundo, atuando nas mais diferentes áreas, com o objetivo de discutir e promover o poder do design como ferramenta de transformação social.
Criado em 2011 em Amsterdã, a primeira conferência WDCD fora da Holanda foi em São Paulo em 2015. Desde então, produzimos as conferências de 2016 e 2017, todas na FAAP em São Paulo, e também os WDCD Design Challenges, premiação que convoca designers, arquitetos, estudantes e empreendedores criativos de todo o mundo a propor soluções inovadoras para combater os impactos das mudanças climáticas. Promovemos no Brasil: Clean Energy Challenge (2018-2019), No Waste Challenge (2021-2022, em parceria com o Museu do Amanhã) e Make it Circular Challenge (2022-2023).
Agora nos preparamos para lançar o Redesign Everything Challenge 2024.
Siga no instagram: @wdcdbr
Em 2022 e 2023, promovemos a comunicação do WDCD Make It Circular Challenge, competição global de design que premiou projetos que ajudam a construir um futuro circular no planeta.
Além da comunicação nas redes sociais e newsletter, também promovemos algumas atividades especiais:
FIIS
Em outubro de 2022, o WDCD Brasil assinou a programação de Economia Circular do Festival Internacional de Inovação Social (FIIS) 2022, no Parque Ibirapuera. Realizamos, com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos:
. Exposição sobre Economia e Design Circular
. 3 Oficinas sobre madeira de poda com o projeto Dapoda, vencedor do WDCD No Waste Challenge
. Lançamento presencial do WDCD Make It Circular Challenge no palco do Teatro Ibirapuera
. Fala no palco do Teatro Ibirapuera sobre economia circular na prática com o designer Barão di Sarno e a ativista pela justiça climática Amanda Costa. Fotos de Lucas Mauá e Anderson Gore.
O FIIS promoveu um dia de trocas entre pessoas e empresas atuantes, e interessadas em atuar, na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A atuação do WDCD Br foi produzida pela Mandacaru com a coordenação geral e produção de Bebel Abreu, direção criativa de Manaira Abreu, roteiro e conteúdo de Lívia Aguiar, design de Danielle Doneda, tradução de Bruna Heller, estrutura de ferro emprestada Centro Cultural Grajau com apoio do grande Albertin #fazercircular. Produção local Camila Mazzini, Patrick Guanaz e Leticia Zamperetti.
Live design e justiça climática, com Amanda Costa
Em janeiro de 2023, aquecendo as discussões com o tema do Challenge, promovemos a live sobre Design e Justiça Climática com Amanda Costa e Bebel Abreu, com a participação de designers, ativistas e interessados pelo chat. Conversa super rica e inspiradora, online aqui.
Em 2021, estivemos envolvidas na produção do No Waste Challenge e atividades relacionadas a ele, buscando soluções para reduzir o lixo, que começa na mesa de projetos dos designers e arquitetos, se multiplica nas linhas de montagem e chega até o consumidor final.
O Rio de Janeiro se juntou ao grupo de cidades-sede do desafio. Além de SP e RJ, estiveram envolvidas equipes em Tóquio, Amsterdã, Nova Délhi, Cidade do México e Nairóbi.
SEMINÁRIO PARA AÇÃO CLIMÁTICA
Em parceria com o Museu do Amanhã, em 17 de março/2021 reunimos 16 palestrantes para 2h49 de programação, em 3 idiomas, português e LIBRAS no canal do Museu do Amanhã no YouTube and in English via WDCD Facebook. Até agora foram mais de 3k visualizações e trocas muito ricas no chat. Nele, debatemos economia circular e a poluição dos oceanos, além de apresentar projetos inspiradores que estão no caminho para o lixo zero.
NO WASTE CHALLENGE
Depois de 5 meses de chamada aberta, em 15 de Julho/2021 revelamos os vencedores do No Waste Challenge. Foram premiadas 16 ideias inovadoras, representando uma ampla gama de estratégias para reduzir o lixo e seu impacto no planeta. Recebemos 173 projetos brasileiros e foi difícil escolher apenas um vencedor por aqui.
Na track SP & Rio, quem ganhou foi o Dapoda: design living lab, laboratório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que tem o objetivo de transformar os ricos e abundantes rejeitos das podas de árvore da floresta urbana de São Paulo em objetos e mobiliário urbano, resgatando-os da compostagem. Cada um dos 16 times vencedores ganhou acesso a €10.000 em financiamento e começou um programa de desenvolvimento criado para transformar suas ideias em realidade com um bootcamp em Amsterdã.
RODADA DE PITCH PARA EMPRESARIADO HOLANDÊS E PARCEIROS COMERCIAIS NO BRASIL
Como os projetos brasileiros finalistas eram todos muito promissores, promovemos em 24 de agosto/2021 um encontro online entre finalistas brasileiros do #NoWasteChallenge e membros da Câmara Holandesa do Comércio no Brasil, a convite da Dutcham Brazil e do Consulado dos Países Baixos em São Paulo.
O objetivo era ajudar as 10 ideias mais fantásticas do desafio no Brasil a circular ainda mais e partir para a ação. Tem curiosidade de saber mais sobre cada finalista? O encontro foi realizado ao vivo pelo Zoom, mas está gravado no canal de youtube da Dutcham.
CLEAN ENERGY CHALLENGE
Em 2018 produzimos a etapa brasileira do Clean Energy Challenge. O desafio premiou 20 projetos que promovem a energia limpa no mundo todo, com foco nos principais problemas de cinco cidades: São Paulo, Amsterdã, Nova Délhi, Nairóbi e Cidade do México.
Ao longo do ano, investimos fortemente na disseminação deste desafio de design nas frentes: formulação do escopo local onde foi definido o tema mobilidade, apresentações sobre o prêmio em eventos para a comunidade criativa; workshops para auxiliar na formatação de projetos; parcerias de divulgação com empresas e universidades para ampliar a mensagem; a busca ativa por iniciativas que tinham afinidade com a proposta; e a divulgação em redes sociais, newsletters, veículos jornalísticos e blogs.
Entre os 20 projetos premiados, foram três brasileiros: Milênio Bus, Pedivela e Fazenda Urbana. Os vencedores participaram de um programa de desenvolvimento para desenvolver suas ideias e protótipos ao longo do primeiro semestre de 2019.
conferência wdcd sp 2017
A terceira edição do WDCDSP aconteceu em 22 e 23 de novembro de 2017 e teve como tema principal as Mudanças Climáticas. A Violência de Gênero também foi abordada, e norteou a música no palco e algumas das atividades oferecidas.
Além das palestras no grande palco, o evento promoveu em seus dois dias o aprofundamento de diversos assuntos em suas Sessões de Ativação, onde os participantes tiveram a chance de fazer workshops e trocar experiências com os palestrantes e outros profissionais sobre temas como Arquitetura Resiliente, Violência Contra a Mulher e Cidades Vivas.
O Teatro e o campus da FAAP voltaram a sediar a conferência internacional, que trouxe mais de 30 convidados para discutir assuntos relacionados ao conceito expandido de design, dentre eles Naresh Ramchandani, da Pentagram, e a pesquisadora Babette Porcelijn.
A estrutura da programação para os dois dias foi a seguinte: manhã no palco principal com um bloco de palestras e um painel de debate; intervalo para café e networking; primeiro bloco de Sessões de Ativação; almoço; segundo bloco das Sessões e encerramento no palco principal.
A programação também contou com apresentacões musicais, happy hours e pausas para interação. Um grande momento do evento foi o anúncio dos vencedores do WDCD Climate Action Challenge, competição mundial que reúne ideias para lidar com os efeitos das mudanças climáticas. O júri internacional se reuniu nos dois dias que antecedarm a conferência e anunciaram os vencedores no Teatro FAAP. Para ver como foi e acompanhar os próximos acontecimentos acesse o site www.whatdesigncando.com.br.
Richard van der Laken e David Kester
Erik Kessels, Holanda
Aline Cavalcante, Brasil
Público – Teatro FAAP
Sam Bompas, Reino Unido
Selly Raby Kane, Senegal
Elaine Ramos e Vanessa Queiroz, Brasil
Happy hour no terraço FAAP
Rico Dalasam em pocket show
Distribuição de senhas Breakout Sessions
Breakout Session – Violência Contra Mulher: Gerando empatia profunda
Equipe de voluntários e palestrantes no final do evento
conferência wdcd sp 2016
A segunda edição do WDCDSP aconteceu dias 13 e 14 de dezembro de 2016 na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) em São Paulo e abordou 5 assuntos: Questões Urbanas, Comunicação, Refugiados, Consciência Cultural e Violência contra Mulheres.
Subiram ao palco profissionais consagrados como o publicitário e curador holandês Erik Kessels, da agência holandesa KesselsKramer; o britânico Sam Bompas, do estúdio Bompas&Parr, que mistura arquitetura, gastronomia e design; a estilista senegalesa Selly Raby Kane; o designer holandês Rogier Klomp, que trabalha com jornalismo gráfico; a designer gráfica colombiana Roxana Martínez, cofundadora do Populardelujo, projeto dedicado a documentar a gráfica popular; o artista multimídia Jan Rothuizen, um dos criadores do documentário interativo Refugee Republic; o jornalista holandês Jan Knikker, um dos sócios do aclamado escritório de arquitetura MVRDV, além de Richard van der Laken, fundador do What Design Can Do. Completaram a lista de figuras conhecidas da comunidade criativa brasileira, o arquiteto croata Marko Brajovic; o chef paulistano da rede Mocotó Rodrigo Oliveira; o designer carioca Fred Gelli, cofundador do estúdio Tátil; o jornalista André Naddeo, criador do projeto Drawfugees; a designer gráfica Elaine Ramos, sócia da Ubu Editora; a cicloativista e empreendedora social Aline Cavalcante; e a arquiteta Bebel Abreu, do estúdio Mandacaru, também sócia e produtora do evento no Brasil. Subiram ao palco ainda Xênia França e Rico Dalasam para pocket's shows exclusivos.
David Kester e Adriana Couto
Stefan Sagmeister
Marije Vogelzang
Rohan Shivkumar
Hall de Entrada/Mezanino FAAP
Voluntários WDCDSP 2015
conferência wdcd sp 2015
A edição de estréia do What Design Can Do São Paulo, em 2015 contou com grandes nomes como Christophe Balaresque, diretor de marketing da Arjowiggins Creative Papers, o premiado designer gráfico austríaco radicado em Nova York Stefan Sagmeister, o chef Alex Atala, o arquiteto Marcelo Rosenbaum, dentre outros.
Para saber mais sobre o WDCD, acesse: whatdesigncando.com